terça-feira, 24 de janeiro de 2012

As Simcas 1000 pela Revista Gazoline

Enviado por Claude Fondeville aqui do Rio de Janeiro.

SIMCA 1000
Existe uma fábrica de automóveis que me é muito simpática e que respeito muitoa SIMCA (.Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile).  Simca era na origem uma empresa automobilística franco-italiana criada pela Fiat para montar sob licença os seus veículos na França com a marca Simca-Fiat. Existiu de 1935 até 1980. 
Admiro a Simca porque nasceu como uma montadora de carros desenvolvidos por outra fábrica e no final dos anos 40 começou a andar com as próprias pernas desenvolvendo veículos de grande aceitação como o Aronde, em diversos modelos e o SIMCA 1000, objeto de nossa leitura hoje em carros de miniatura.
A não ser o nosso Simca Chambord pouco conhecemos por aqui os outros veículos desta marca. Tínhamos na década de 50 alguns Aronde circulando por aqui, mas não tanto quanto a grande quantidade de Citroën 11 ligeiro ou os Peugeot 203.
O modelo SIMCA 1000 viveu de 1962 até 1978, ou seja, teve uma longa carreira com 23 modelos apresentados durante este período. Do mais simples aos Rallye, passando pelas série luxo e coupé. Por aqui vi somente dois Simca 1000, foi no evento de Águas de Lindóia um branco e outro verde.
A revista francesa GAZOLINE, especializada em carros antigos dedicou três números ao carro e também não esqueceu as miniaturas com uma reportagem bem completa que veremos abaixo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário